Um passeio por São Paulo com Mário de Andrade

outubro de 2022
Foto: Reprodução: arquivo IEB - MA-F- 2099)

Mário de Andrade é um importante escritor do modernismo brasileiro. Nasceu no dia 9 de outubro de 1893. Sua vida foi breve - morreu com 51 anos -, mas o legado ao país foi enorme.

Poeta, romancista, cronista, crítico de arte, musicólogo (ele também tocava piano), fotógrafo e pesquisador da cultura popular brasileira, foi Mário um dos idealizadores da Semana de 22, que aconteceu no Teatro Municipal, junto do “Grupo dos Cinco”, com Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti - um marco que revolucionou a história da arte no Brasil, criando um conceito com enfoque em elementos brasileiros.

Não deve ter escritor mais ligado a São Paulo do que Mário de Andrade. Seus livros e poemas - como Lira Paulistana e Paulicéia Desvairada - se referem a locais, ruas, rios e ao espírito da cidade nas primeiras décadas do século passado. São Paulo também está no roteiro do autor do romance Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, uma das suas principais obras que relata as aventuras de um herói brasileiro, que sai da floresta amazônica e chega à capital paulista. E não é difícil encontrar Mário de Andrade pelas ruas da cidade.

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Seu nome foi dado a uma das bibliotecas mais completas de São Paulo – a Biblioteca Mário de Andrade, na rua da Consolação, no Centro de São Paulo. Na entrada, quem dá as boas-vindas é um busto do modernista, que faz com que o visitante já entre no clima para explorar o prédio, um marco da arquitetura moderna em São Paulo, projetado pelo francês Jacques Pilon. Inaugurada em 1925 a instituição está prestes a virar centenária. Acesse a Agenda Tarsila e conheça as atividades culturais que colocam o escritor como protagonista, como o “II Festival Mário de Andrade - Literatura e Artes na Paulicéia 2022”, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2022 (Imagens: Biblioteca Mário de Andrade).

CASA MÁRIO DE ANDRADE

Você ainda pode visitar o Museu Casa Mário de Andrade para conhecer o histórico da antiga residência do escritor e sua a vivência nela, assim como um panorama abrangente de sua grande e múltipla contribuição para a arte e a cultura brasileiras. Além da exposição “A Morada do Coração Perdido” – que inclui objetos pessoais de Mário, móveis originais da Casa, textos, fotos e vídeos –, é possível visitar exposições de curta duração ou participar de atividades e eventos que contemplam os focos de atuação de seu patrono. O Museu Casa Mário de Andrade fica na rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda (Imagens: Thiago Queriróz, O Estado de S.Paulo).

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

A casa de Mário fica a um quarteirão do Memorial da América Latina. Foi, portanto, respirando os ares da Barra Funda que ele escreveu Paulicéia Desvairada (1922), Amar, Verbo Intransitivo (1927) e Macunaíma (1928), entre 1921 e 1945. O centro cultural ganhou, neste ano, uma reprodução ampliada do retrato de Mário de Andrade (1893-1945) pintado por Lasar Segall, em 1927, que fica na fachada do prédio, e a antiga Avenida Auro Soares de Moura Andrade, passou a se chamar Avenida Mário de Andrade. A imagem faz parte de um acervo que guarda 30 mil documentos sobre o autor no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USPoutra fonte valiosa de consultas sobre o autor (imagem: Memorial da Améica Latina).

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Idealizador do Departamento de Cultura, atual Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Mário de Andrade viajou pelo Brasil para pesquisar e registrar diferentes expressões culturais do país. Também foi autor do projeto para a criação de um órgão governamental para cuidar do patrimônio cultural – que viria a se tornar o Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Centro Cultural São Paulo abriga importantes acervos desta jornada: A Discoteca Oneyda Alvarenga, com coleções de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira para consulta e audição, partituras, métodos, periódicos, hemeroteca e livros de música; e a Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, arquivo do período que uma equipe especializada percorreu as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o objetivo de registrar suas manifestações culturais e folclóricas (Imagem: CCSP).

Gostou do passeio? Então, que tal dar uma volta pelo catálogo da Biblioteca para saber mais sobre a vida e obra de Mário de Andrade!

Foto banner: Mário de Andrade em meio às crianças em um dos parques infantis da prefeitura (Acervo Fotográfico do Museu da Cidade).