| Notícias

Vida longa à DAE!

agosto de 2021
Foto: Cleverson Grandi Verlengia (ETE Barueri, do setor Decantador Primário, nas pontes Removedoras de Lodo ao amanhecer)

A Revista DAE comemora, neste ano, mais de oito décadas de existência, reafirmando, no século 21, seu DNA de inovação e alta qualidade e, sobretudo, sua posição de publicação técnico-científica com presença e reconhecimento em ambientes nacional e internacional.

A estreia da Revista DAE se deu na década de 30, como um informativo da Repartição de Águas e Esgotos (RAE), a Revista RAE, como era chamada à época. Com enfoque em divulgar artigos técnicos voltados para o desenvolvimento do setor saneamento, já nasce como uma forte tendência de reunir e disseminar conteúdos dos especialistas mais renomados do segmento, consolidando-se como uma verdadeira ‘escola’. Em meados da década de 50, adota o nome DAE, acompanhando a mudança da nomenclatura da Repartição para Departamento de Águas e Esgotos (DAE). Com a criação da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), em 1973, a revista passa a ser editada pela empresa, com o objetivo de publicar artigos técnicos e científicos originais nas áreas de saneamento. 





Fazendo um sobrevoo sobre tudo o que aconteceu de 1936 para cá, a editora-chefe, MSc Engenheira Cristina Knorich Zuffo (dir.) e a editora executiva MSc Engenheira Iara Regina Soares Chao (esq.), ressaltam o legado e a evolução da Revista DAE – que se mantém ativa e socialmente relevante no contexto da sua trajetória de 85 anos de existência. Na Sabesp, a DAE está sob a responsabilidade da Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente – T e da Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – TX. (FOTO: Acervo Sabesp)

PIONEIRISMO

"Publicada desde 1936, a Revista DAE, foi pioneira na abordagem de temas do saneamento e vem atuando de forma proativa, contribuindo muito para o desenvolvimento de um setor tão carente de recursos financeiros e humanos como o segmento de saneamento. A revista, muito conhecida na área, ao longo dos anos, foi cativando cada vez mais leitores e se consolidando como uma referência. Com muito trabalho e dedicação conseguimos alavancar a revista para a categoria B1 na qualificação CAPES (que abrange periódicos de excelência nacional), destaca a editora-chefe, Cristina Knorich Zuffo.

"Além de ser indicada para a categoria B1 no Qualis/CAPES, o site foi padronizado de forma a se enquadrar nas exigências do MCTI - Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação para obtenção do registro ISSN digital, tão importante para nossa revista, que hoje é prioritariamente publicada em mídias digitais. Conseguimos também o nosso registro na CrossRef e nosso próprio radical DOI – Digital Object Identifier" (uma espécie de RG do artigo), acrescenta a editora-chefe. Atualmente, a  DAE está adicionada/indexada nas seguintes bases: Qualis/CAPESLatindexLiveRe - Revistas de livreacesso, Ulrichsweb Global Serials Directory, DiadorimPlataforma Sucupira e DOAJ: Directory of Open Access Journals

A relevância da Revista pode ser traduzida na quantidade - significativamente maior a cada ano - e qualidade de seus artigos científicos postados, a ponto de, inúmeras vezes, termos de lançar edições especiais sobre temas de destaque no saneamento na atualidade. Mas as melhorias não param por aí! A nossa meta agora é sua indexação no sistema SCIELO e futuramente no Web of Science (WOS), para aumentar o fator de impacto da revista, além de promover sua internacionalização, de forma a posicionar e consolidar a DAE sempre entre as melhores do setor.", adianta Cristina Zuffo.

Os números comprovam a relevância que a DAE vem ganhando ao longo de sua história. A editora executiva Iara Chao (foto abaixo), que integra a trajetória da revista desde seu relançamento, em 2007, quando voltou a circular após quase 14 anos de interrupção (1994 a 2007) - destaca o crescente aumento de colaborações de alto nível para o periódico, que se deve, principalmente, à inserção cada vez mais abrangente de suas bases de indexação e de seu reconhecimento pela comunidade científica. 



Hoje, a revista recebe uma média anual de 250 artigos de pesquisadores e profissionais de todo o País ligados à diferentes instituições, os quais representam 100% do seu conteúdo ”, diz Iara Chao. Para construir esta trajetória de sucesso, soma-se ao time de colaboradores voluntários um corpo de pareceristas composto por cerca de 420 pesquisadores e profissionais oriundos de diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. “Os critérios de avaliação são rigorosos e claros, pois 75% dos artigos submetidos são reprovados.”, observa a editora executiva. (FOTO: Acervo Sabesp)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A Revista DAE adota o sistema de avaliação duplo cego por pares, em que as identidades dos autores e avaliadores são preservadas. Os manuscritos submetidos são inicialmente verificados quanto à adequação ao escopo, observância do atendimento às normas editoriais e a similaridade do conteúdo (plágio) utilizando o sistema iThenticate. Os manuscritos originais e inéditos aceitos para avaliação são encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas ad hoc que avaliam o material quanto ao seu conteúdo científico, encaminhando o resultado ao editor-chefe ou editor associado que, baseado nos relatórios, decidirá pela publicação, recusa ou solicitação de correções ao autor. Confira as normas de publicação de artigos clicando aqui.

NO DIGITAL

Chegar aos 85 anos sempre fazendo coisas novas, olhando para frente. Atualmente o periódico é totalmente digital e possui um site próprio para consultas e diálogo com seus pareceristas, escritores e leitores. No digital, a DAE permanece com todos os atributos de uma revista -  com acabamento textual e estética visual impecáveis. “Além do aspecto da sustentabilidade, a opção pela versão online  diminui custos e também facilita a indexação dos artigos científicos em plataformas importantes que pontuam os articulistas na sua produção científica. Temos programadas algumas edições especiais impressas, pelo menos uma por ano, um projeto suspenso em função da pandemia..", observa  Iara. 

Outra melhoria prevista para o ano de 2023 será a adoção de um sistema de fluxo contínuo, com o objetivo de diminuir o tempo de espera de publicação dos artigos. “Hoje a Revista é trimestral, e a fila de espera é grande!”, aponta a editora executiva. A partir da circulação online da Revista DAE entre companhias de saneamento, universidades, institutos de pesquisa, organizações não governamentais e públicos de interesse, o acesso ao seu conteúdo é livre e imediato, seguindo o princípio da gratuidade e democratização do acesso público ao conhecimento científico, sendo permitido ler, baixar, distribuir e imprimir seu conteúdo desde que a fonte seja citada. Esta também é uma das fórmulas de sucesso da Revista DAE. 

HISTÓRIA

A REVISTA DAE conquistou espaço e sua força acontece pelo fato da publicação ir além de ser simplesmente uma revista técnica.  Se tornou uma referência do conhecimento e da pesquisa, do aprimoramento e do engrandecimento de um setor.  Os números da revista podem ser acessados pelo catálogo da Biblioteca. Para acessar a última edição da revista (julho-setembro 2021) acesse este link. Vale também um passeio pelas antigas edições, desde o primeiro número, publicado em novembro de 1936. 



À FRENTE DA DAE 


MSc Engenheira Cristina Knorich Zuffo

Editora-chefe da Revista DAE

Superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Novos Negócios da SABESP desde 2015. Com formação em engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP (1992), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola Politécnica da USP (2002) e MBA pela Fundação Instituto de Administração da USP (2014). Possui experiência na prospecção e desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e Inovação, em captação de recursos de fomento à Inovação, propriedade intelectual, estudos de prospecção tecnológica, parcerias tecnológicas nacionais e internacionais, gestão e prospecção de novos negócios na Sabesp, modelagem matemática hidráulica, estudos de concepção e otimização para abastecimento público, eficiência energética em sistemas de bombeamento e planejamento do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.


Editora Executiva da Revista DAE

MSc Engenheira Iara Regina Soares Chao

Engenheira Civil (1987) especialista em controle de poluição pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1994) e mestre em engenharia hidráulica e sanitária pela Escola Politécnica da USP (2006). Engenheira da SABESP_- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo desde 1998. Tem experiência na área de saneamento ambiental, com ênfase em projetos e pesquisas, atuando principalmente nos seguintes temas: recebimento de efluentes não domésticos, tratamento de águas e águas residuárias contendo poluentes perigosos; caracterização de resíduos sólidos urbanos e industriais e formas de disposição, tratamento e disposição final dos lodos gerados em estações de tratamento de água e esgoto. Revisora dos periódicos Water Environment Research. 

(FOTOS: Acervo Sabesp)