Você sabia que a pandemia mudou os hábitos de lazer em todo o mundo?

março de 2022
Foto: Imagem Folhapress (reprodução)

Você sabia a pandemia mudou os hábitos de lazer em todo o mundo? Os brasileiros aumentaram o consumo de atividades culturais no ambiente on-line durante a pandemia e pretendem manter o hábito após a volta à normalidade. O dado é uma das conclusões da última pesquisa Hábitos culturais II, realizada em conjunto pelo Itaú Cultural e pelo Datafolha.

Segundo o levantamento, que ouviu 2.276 indivíduos em todo o país, durante o segundo semestre de 2021, o aumento de consumo de cultura no ambiente virtual ocorreu no momento em que os brasileiros passaram a ficar mais conectados à internet. De acordo com o estudo, 76% dos entrevistados informaram que passaram a se conectar todos os dias. Em 2020, o índice era de 71%.

O consumo de apresentações artísticas de teatro, dança e música disparou. No ano passado, 20% dos indivíduos diziam que consumiam esse tipo de atividade no ambiente on-line. Neste ano, o índice dobrou e subiu para 40%.

Pesquisas apontam tendências que o livro digital tenha mais peso nos nossos hábitos de leitura.

Outros aumentos puderam ser vistos no consumo de jogos eletrônicos, que foi de 32% para 43%; música on-line, que aumentou de 74% para 79%; e filmes e séries, de 68% para 75% dos entrevistados. Crescimentos também se deram em cursos livres on-line (de 35% para 41%) e na leitura de livros digitais (de 36% para 40%). Espetáculos infantis, por sua vez, se mantiveram estáveis (23%).

Segundo ainda dados divulgados pela Bookwire Brasil, empresa focada em livros digitais, as vendas de ebooks chegaram a duplicar no período da quarentena. De acordo com o relatório divulgado, há uma mudança clara de comportamento do consumidor, que passou a comprar mais on- line.

Quer saber mais sobre a pesquisa? Acesse aqui.

Fonte: Itaú Cultural