Cartas para a minha vó
Djamila Ribeiro
No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia – carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.
A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal – e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante.
Novas Aquisições
Python para análise de dados: tratamento de dados com pandas, NumPy e Jupyter
Wes Mckinney, Aldir José Coelho Correa da Silva (tradução)
Atualizada para Python 3.10 e pandas 1.4, a terceira edição deste guia dinâmico vem com estudos de casos práticos que mostram como resolver um amplo conjunto de problemas de análise de dados de maneira eficaz.
Veja Mais >
Atlas da IA: poder, política e os custos planetários de inteligência artificial
Kate Crawford, Humberto do Amaral (tradução)
Nesta obra Kate Crawford observa que é preciso questionar o que é a IA, a que interesses serve, quem explora e quais ameaças apresenta.
Veja Mais >
Abastecimento de Água
Milton Tomoyuki Tsutiya
Este livro abrangente oferece uma análise detalhada dos sistemas de abastecimento de água, incluindo aspectos técnicos, operacionais e de projeto.
Veja Mais >
Novas Aquisições