
Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares
Laurentino Gomes
Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 – quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba.
Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. Em um texto impactante e rigorosamente documentado, este é o primeiro volume da trilogia de Laurentino Gomes sobre o tema, resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes.
Novas Aquisições

Gestão de recursos hídricos em tempos de crise
Ricardo Motta Pinto-Coelho, Karl Havens
Elaborado com o objetivo de discutir a escassez e a má qualidade em quase todas as águas interiores do planeta, bem como auxiliar na busca de soluções, esta obra inicia abordando a importância ambiental das reservas de água doce e resume os principais pro
Veja Mais >
Chico Bento: Arvorada
Walmir Americo Orlandeli
Em Arvorada, Chico Bento, o caipira mais famoso dos quadrinhos, leva uma daquelas lições que a vida de vez em quando dá em todos nós.
Veja Mais >
Python para Excel: um ambiente moderno para automação e análise de dados
Felix Zumstein, Leandro Menegaz (tradução)
Neste guia prático, Felix Zumstein –– criador do xlwings, um popular pacote de código aberto para automatizar o Excel com Python –– mostra aos usuários mais experientes do Excel como integrar esses dois mundos de maneira eficiente.
Veja Mais >