
O conto da Aia
Margaret Atwood
Situado na Nova Inglaterra, se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América. Uma das obras mais importantes da premiada escritora canadense.
A personagem central é June (ou Offred) que antes vivera uma vida normal ao lado de Luke (seu esposo) e da filha, agora é uma aia que está sob a ‘tutela’ de um comandante do exército (Fred) e sua esposa (Serena Joy). Sua função na casa é fazer pequenos serviços e gerar um filho para que seus ‘padrinhos’ possam cuidar, já que a taxa de natalidade está abaixo da média devido ao fato de muitas mulheres não serem mais férteis. A protagonista tenta, durante certo tempo, seguir à risca o que lhe era imposto, mas a medida em que percebe uma revolução sendo arquitetada para implodir o sistema opressor ela começa a repensar suas ações.
Novas Aquisições

Direito de águas: disciplina jurídica das águas doces
Maria Luiza Machado Granziera
A autora introduz, na primeira parte, a caracterização das águas doces, contendo um glossário dos aspectos jurídicos e princípios aplicáveis à matéria.
Veja Mais >
Java: guia do programador: atualizado para Java 16
Peter Jandl Júnior
Desenvolva aplicações usando o Java 16! Explore todas as vantagens da programação orientada a objetos por meio da elegante sintaxe Java.
Veja Mais >
Código brasileiro de governança corporativa: companhias abertas
Grupo de Trabalho Interagentes
Este Código Brasileiro de Governança Corporativa foi produzido pelo Grupo de Trabalho Interagentes (GT Interagentes),
Veja Mais >