Audiolivro: literatura em voz alta

julho de 2023
Foto: Vitor Pádua / Tecnoblog

Há quem pense que o audiolivro distancia o leitor da paixão pelos livros. Mas, na verdade, é apenas uma alternativa que incentiva o acesso ao conhecimento literário. É importante ressaltar que os audiolivros têm conquistado muitos leitores-ouvintes, a maioria composta por jovens, que já fazem uso de aplicativos. E você, é um adepto do audiolívro?

Também chamado de livro falado, o audiolivro surgiu no Brasil em 1970. A transição da história escrita para o áudio é feita por meio de uma gravação de voz. A leitura geralmente é feita pelo próprio autor da obra ou por narradores profissionais. Para enriquecer a contação, é comum a utilização de efeitos sonoros ao fundo.

Dentre os muitos benefícios do audiolivro pode-se citar o aprimoramento de habilidade de pensamento crítico e analítico. Isso porque ele desenvolve áreas do cérebro que se esforçam para processar simultaneamente as informações. Além disso, o órgão também é exercitado ao tentar conectar os eventos do enredo, buscando dar sentido à história. Com isso, é recomendando a utilização do audiolivro em sala de aula, desenvolvendo o prazer pela literatura de outras maneiras.

Outra vantagem interessante é que este formato permite que o usuário perceba e aprenda a pronúncia de novas palavras. Além disso, ele também é muito bom para desenvolvimento da habilidade de leitura oral por parte dos estudantes. Isso porque, é possível entender como funciona a velocidade de leitura, as pausas, tenções e até entonações. Isso contribui muito no processo de alfabetização e também pode ser utilizado no aprendizado de novas línguas, como o inglês por exemplo.

O audiolivro também é uma ótima ferramenta para quem tem uma rotina muito agitada e quer incluir o hábito de leitura nela, permitindo o aproveitamento do tempo com multitarefas. É possível, por exemplo, ouvir alguns capítulos de um livro no trajeto para o trabalho, no transporte público, arrumando a casa e durante tantas outras tarefas. A acessibilidade também é uma característica marcante do audiolivro. Isso porque, eles são excelentes para pessoas portadoras de deficiências visuais, ou até quem possui transtornos de leitura como a dislexia.

Se você gostou das dicas, aproveite para ficar de olho nas opções de audiolivros disponíveis na BIbliON!

Curiosidade: o audiolivro vem de longe!

Desde o século 19, leitores profissionais narram romances para enroladores de charuto em Cuba

Leitor de livros e uma trabalhadora da fábrica de charutos José L. Piedra. Cuba, 1960Library of Congress/Hulton-Deutsch Collection/CORBIS

O tema do 88º episódio do 451 MHz o podcast da revista dos livros Quatro Cinco Um, é voltado para a leitura em voz alta de livros, desde o ofício de lectores de tabaquería nas fábricas de charuto de Cuba até o crescimento do consumo de audiolivros no Brasil. A jornalista Helena Aragão e a editora de audiolivros Maria Carvalhosa conversam sobre os vários aspectos dessa outra forma sensorial de entrar em contato com a literatura.

Vale a pena conferir a matéria sobre as tabaqueriass, as fábricas de Cuba onde são produzidos os charutos mais caros e valiosos do mundo. Eles são fabricados enquanto os enroladores escutam histórias e leituras de livros pelos chamados lectores de tabaquería. Esse ofício existe desde meados do século 19 e se tornou patrimônio cultural de Cuba em 2012. É uma espécie de “bisavô” dos audiolivros.

Hoje há em atividade cerca de duzentos lectores de tabaquería por toda a ilha. A contagem é de 21 de dezembro de 2022, quando se comemorou o 157º aniversário do marco inaugural da prática. Naquele dia, vários leitores se reuniram em suas províncias para celebrar a longeva função. A celebração é sempre acompanhada de perto por Zoe Nocedo Primo, professora que dirigiu o Museu do Tabaco de Havana de 1999 a 2018 e está à frente do projeto cultural Amigas del Habano.

Saiba mais clicando neste link