BibliON: livros para ler nas férias

julho de 2023
Foto: BibliON

O hábito de ler é uma das mais importantes formas de interação com o conhecimento que crianças e adolescentes podem obter. Estimular a leitura nas férias é uma preocupação de pais e educadores e, manter essa rotina, inclusive quando não há aulas, é muito importante, já que não é preciso ter a visão de ler simplesmente por obrigação ou para cumprir as exigências escolares.

Leituras diferentes das comuns em sala de aula sempre são boas opções. Os quadrinhos ou livros mais curtos, por exemplo, por apresentarem estruturas simples e bem ilustradas, tornam-se grandes aliados para motivar o desejo de ler.  São textos mais prazerosos que despertam a curiosidade das crianças, estimularm o seu interesse e promovem a continuidade da leitura em outros ambientes externos ao escolar.

Vale relembrar as dicas do escritor de livros infantojuvenis, Pedro Bandeira, para incentivar os filhos nas leituras: confira aqui mesmo no site da Biblioteca.

BibliON: tecnologia e leitura ao alcance das mãos

As ferramentas tecnológicas têm um grande poder de atração para as crianças e adolescentes, uma realidade que pode ser considerada como mais uma forma de incentivá-los a ler.

Durante as férias de julho, que tal dar uma chance para os diversos tipos de livros disponíveis na BibliON? Existe literatura para todos os gostos, idades e de diferentes gêneros. Algumas obras clássicas, contemporâneas e até mesmo histórias em quadrinhos podem ser encontradas na biblioteca digital de São Paulo, de forma gratuita.

Opção para ler é o que não falta, assim como é possível ter diferentes experiências no momento da leitura. Atualmente, é possível conciliar o velho e bom livro de papel com os e-books, já que os livros on-line podem ser levados para qualquer lugar no smartphone, notebook, tablet e outros dispositivos móveis próprios para leitura.

Veja abaixo as dicas da BibliON e aproveite as férias com muito conhecimento e cultura! Explore também o acervo de mais de 16 mil livros disponíveis na plataforma. Cadastre-se com o e-mail corporativo da Sabesp, baixe as obras no App e boas leituras!

Livros disponíveis na BibliON - Leitura nas férias

Férias na Antártica

Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na Antártica. Conheça neste livro o delicado equilíbrio do planeta e, de quebra, o divertido jeito de encarar o mundo das jovens Laura, Tamara e Marininha, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink. Nos relatos de viagem, estão as lembranças de cinco expedições em família ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais especiais passam o verão. Com ainda pouca vivência, elas já sabem e entendem que nosso planeta precisa de cuidados e que, onde quer que a gente viva, nossas atitudes refletem em lugares muito distantes daqui.

Férias, Amor e Chocolate Quente

Uma magia que tem chocolate quente como principal ingrediente... O Kairós Fun & Learning Eco Resort é um dos acampamentos mais divertidos para passar as férias. Adolescentes de várias partes do Brasil se hospedam lá para aproveitar o parque aquático e as gincanas, praticar arvorismo e tirolesa, além de curtir festas inesquecíveis. Fabi está ansiosa para realizar o sonho de conhecer o Kairós. Ela mal consegue acreditar que ganhou o sorteio para passar uma temporada no acampamento e quer curtir cada segundo. Já Adolfo está achando um tremendo castigo ser obrigado a ficar em um lugar cheio de gente estranha. O que ele não imagina é que justamente lá vai se apaixonar pela primeira vez. Como será que ele vai lidar com esse sentimento que ganhou de presente no dia do seu aniversário? Dizem que o Kairós é mágico. E a prova disso é que ele uniu dois universos: Fabi, de A consultora teen, e Adolfo, de Confusões de um garoto.

Operação Família

Quem disse que você não pode escolher sua família? Flora Donovan parece estar vivendo um sonho em Nova York, com um emprego que ama e um apartamento só seu em uma das cidades mais adoradas do mundo. Mas seu otimismo esconde um segredo: ela sente uma terrível solidão. Órfã desde criança e criada por uma tia que a via apenas como uma obrigação, nunca sentiu que pertencesse a lugar algum… até conhecer Jack Parker. Ele é a primeira pessoa que a vê de verdade, e Flora está disposta a fazer qualquer coisa para não perder essa chance. A adolescente Izzy Parker está se segurando por um fio. Desde que perdeu a mãe, cuidar do pai e da irmãzinha é a única coisa que a mantém sã. Mas, de repente, quando o pai começa a namorar novamente, até isso é ameaçado. E, para piorar, a intrusa vai acompanhá-los nas férias de família… Agora, Flora não só tem que lidar com uma adolescente bastante hostil, mas deve aprender a viver sob a sombra da esposa perfeita e imortalizada de Jack, Becca, e tudo isso na casa de verão da melhor amiga de Becca. Quanto mais Flora tenta impressioná-los, mais as coisas desandam. Mas talvez seja exatamente do que ela e Izzy precisam para se descobrirem de uma maneira que nunca imaginaram possível.