| Notícias

BibliON: o futuro da Inteligência Artificial

abril de 2024
Foto: BibliON

A Inteligência Artificial já é uma realidade e já permeia diversos aspectos de nossas vidas, impactando o cotidiano de empresas e indivíduos. As ferramentas de IA generativa, como ChatGP, foram um dos assuntos mais comentados do ano passado, ganhando grande repercussão em diversos meios.

A Biblioteca, sempre sintonizada com as principais questões da atualidade, trouxe o tema para o centro debate na sua programação cultural, em  bate-papo com o prof. dr. Hugo Bastos de Paula (PUC Minas), especialista no ensino de Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. O profissional falou sobre os desafios a serem enfrentados pelo desenvolvimento tecnológico ao futuro do trabalho e os impactos gerados pelas IA Generativas, em especial o ChatGPT. Não perca a gravação da live na íntegra disponível no Workplace! 

Futuro da IA: trabalho, marco legal da Inteligência Artificial no Brasil e novo livro de Yuval Noah Harari 

Passado o furor incial do lançamento do ChatGPT, vale a pena registrar algumas reflexões sobre o futuro da IA. O portal Canaltech analisa como a evolução das IAs impacta ocupações nas mais diversas áreas: de escritores a copywriters, de publicitários a designers, de advogados a médicos, de programadores a cientistas de dados, de analistas financeiros a contadores – em cada segmento há novas soluções que exigem uma adaptação dos profissionais. Confira aqui o artigo completo. 

Acompanhe também os principais pontos de discussão em torno do marco legal da Inteligência Artificial no Brasil, direcionado para a criação de uma Política Nacional de Inteligência Artificial, com enfoque na promoção da inovação e na cooperação entre setores públicos e privados.

Outra novidade prevista para chegar ao Brasil, em setembro, é o  lançamento do livro do historiador, filósofo e escritor Yuval Noah Harari, Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial. Na obra, Harari investiga como diferentes sociedades e sistemas políticos utilizaram a informação a seu favor para alcançar seus objetivos e estabelecer uma nova ordem — para o bem e para o mal —, e avalia as opções diante de uma inteligência tecnológica que ameaça a existência humana. 

BibliON

Para ampliar ainda mais o debate sobre o futuro da IA, a Biblioteca selecionou títulos da BibliON, disponíveis gratuitamente na plataforma digital. 

E se você ainda não conhece a BIbliON, aproveite! Para utilizar este serviço, basta acessar o site da BibliON e se cadastrar com o e-mail corporativo da Sabesp. No caso de dúvidas ou problemas com seu acesso, é só enviar uma mensagem diretamente para: contato@biblion.org.br.

Boa leitura!

Inteligência Artificial - Mitos e verdades: as reais oportunidades de criação de valor nos negócios e os impactos no futuro do trabalho, de Adriano Mussa


Este livro abrange conceitos teóricos e práticos da Inteligência Artificial (IA) aplicados aos negócios. O autor discorre sobre os tipos e as ondas da Inteligência Artificial, apresenta as principais técnicas da IA, com cases de aplicações reais nos mercados nacional e internacional, debate temas polêmicos sobre a substituição da mão de obra humana por máquinas e o futuro do emprego. Com estrutura leve e de fácil compreensão, oferece exemplos e apresenta pesquisas, dando ao leitor autonomia para a construção de seu próprio referencial. Ao longo dos capítulos demonstra que aplicar a Inteligência Artificial aos negócios não é uma tarefa tão difícil quanto parece. A obra é composta por dez capítulos, distribuídos ao longo de quatro partes. A Parte I apresenta a importante distinção entre Inteligência Artificial Genérica e Inteligência Artificial Estreita, define IA de forma objetiva, clara e didática, separando ficção de realidade e destacando para o entendimento da técnica de Deep Learning, a grande responsável pela decolagem da IA vista nos últimos anos. A Parte II aborda oportunidades e riscos, oferecendo um playbook para a implementação de IA nas organizações, com foco no Ciclo virtuoso da IA e nas diferentes ondas de implementação prática desta incrível e transformadora tecnologia. A Parte III traz uma discussão essencial sobre o impacto da IA no futuro do trabalho, desenvolve análises profundas sobre as projeções de empregos em risco e a esperada intensificação da simbiose homem-máquina, e oferece ao leitor ferramentas práticas para a análise do risco de empregos e cargos individuais. Por fim, a Parte IV apresenta as técnicas emergentes de IA, aquelas que farão parte de nosso cotidiano em um futuro próximo, bem como discute os principais desafios e limitações que cercam a Inteligência Artificial e sua aplicação nas diferentes áreas de negócios. 

A inteligência artificial é inteligente?, de Lucia Santaella



A discussão sobre a inteligência das máquinas fragmenta-se em duas posições: os que não hesitam em demonstrar suas incertezas e aqueles que negam categoricamente a Inteligência Artificial (IA). Entre as duas tendências, pesquisadores buscam definições renovadas e não antropocêntricas de inteligência. A inteligência é uma habilidade sobretudo performática, do modo como se age para o alcance de metas, contanto que passe pelo crivo da ética. A partir da escolha da aprendizagem como mola mestra da inteligência, Santaella aborda neste livro a controvérsia entre a inteligência humana e a dos algoritmos, com recortes objetivos, precisos e claros.

Ética na inteligência artificial, de Mark Coeckelbergh


Qual o limite entre humano e máquina? Como o desenvolvimento tecnológico molda o futuro do trabalho? O que é “aprendizagem de máquina” e “ciência de dados” e que impacto elas têm sobre nossas vidas? Essas são algumas das questões elucidadas em Ética na IA, análise breve, mas abrangente, dos novos problemas colocados pelos mais recentes avanços no campo da Inteligência Artificial (IA). Muito antes do impacto da chegada do chatGPT e de outros modelos gerativos de linguagem, Mark Coeckelbergh já estudava as implicações éticas do desenvolvimento das inteligências artificiais (IA). O autor busca neste livro tornar conscientes inovações da IA já incorporadas invisivelmente em sistemas tecnológicos de uso cotidiano, ao mesmo tempo que relativiza a expectativa de que ela possa resolver as crises social, climática e racial do mundo atual. O livro é um panorama dos problemas éticos com a IA entendidos amplamente, desde narrativas influentes sobre o futuro da ia e questões filosóficas sobre a natureza e o futuro do ser humano até preocupações sobre responsabilidade, privacidade e viés e também discutindo como a formulação de políticas públicas pode ajudar a enfrentar os presentes desafios nesse campo – de preferência antes que seja tarde demais.

Fonte: Portal Canaltech; Publishnews.