Ideias para colaborar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

abril de 2022
Foto: Observatório do 3o Setor

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada pela ONU em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Pautas globais, ações locais: como as ODS são aplicadas na prática e não são só uma Agenda

Os 17 ODS apontam para todos os setores da sociedade. Na Sabesp, as atividades e a forma de atuar também contribuem para o alcance de metas estabelecidas nos ODS. O principal alinhamento da companhia é referente ao ODS 6 – Água Potável e Saneamentomas os benefícios das ações impactam positivamente vários outros objetivos. As atividades podem ser conferidas no Relatório de SustentabilidadeSaiba mais sobre os desafios da ODS 6 clicando neste link.

A Prefeitura de São Paulo já prepara a "Virada ODS", que vai ocupar o Pavilhão da Bienal nos dias 8, 9 e 10 de julho para divulgar o trabalho feito com a Agenda 2030 e lançou, recentemente, um conjunto de 655 ações para tornar a cidade de São Paulo mais sustentável - como a ampliação das hortas orgânicas nas áreas rurais da capital, a criação de 40 ecopontos para coleta de lixo, a troca de 270 mil lâmpadas por led e a renovação de 20% da frota total de ônibus para modelos que não emitam gases do efeito estufa, além do decreto que cria o primeiro edital do Programa de Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais em Áreas de Proteção aos Mananciais (PSA).

E como cada pessoa pode contribuir com os ODS com atitudes simples?

Não é só o poder público, empresas ou instituições que são responsáveis por iniciativas associadas ao cumprimento dos ODS, mas todos os cidadãos. Comece em casa, por exemplo, com a conscientização do consumo de água: consulte dicas; explore ideias e informe-se sobre diversas ações individuais para uma cidade mais sustentável que podem ser colocadas em prática.

Biblioteca Sabesp: parceira para o cumprimento dos ODS

As bibliotecas como instituições que permitem o acesso à informação e representam uma força geradora de uma sociedade informada, estão alinhadas com a implementação dos ODS, especificamente com relação à “ODS 4 - Garantir uma educação inclusiva”.

Nesse sentido, a Biblioteca Sabesp cumpre sua missão de garantir que as informações e o conhecimento estejam disponíveis e circulem de maneira fluida para todos os empregados da empresa. Nosso acervo é rico e diverso em temas que envolvem a Agenda 2030 e assuntos correlatos tais como Economia Circular, Sustentabilidade, Tecnologia, Educação, Saneamento, Meio Ambiente e muito mais. Navegue pelas seções Novas aquisições e Destaques e confira nossas sugestões!

Lembrando que ainda há muito a ser feito: no Brasil, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030  elaborou o Relatório Luz, um documento que analisou a situação atual do país no cumprimento dos ODS. Em sua quinta edição (2021), o relatório aponta que o Brasil é um dos países que mais se distanciou do cumprimento da Agenda 2030 nos últimos anos - 82,8% de políticas em retrocesso, ameaçadas ou estagnadas no Brasil, e nenhuma meta foi cumprida ainda.

Crédito foto banner: Freepik